Nova’ Biblioteca Escolar disponibiliza cerca de seis mil livros, oito computadores, meios informáticos complementares e acesso à Internet. A intervenção foi custeada pela Direcção Regional de Educação do Norte. O Conselho Executivo continua a aguardar pelas prometidas obras de conservação do edifício.
Foram várias as actividades de cariz lúdico, desportivo e cultural, realizadas durante todo o dia de sexta-feira, na Secundária Rocha Peixoto, visando assinalar o Dia da Escola – 18 de Maio –, data de nascimento do patrono desse estabelecimento de ensino.
Escalada, rapel, karting, insufláveis, futebol e dança serviram de mote a um dia de festa nessa escola poveira, que viria a culminar com a inauguração oficial da ‘nova’ Biblioteca Escolar.
Em declarações ao Póvoa Semanário, Angelina Brandão, uma das coordenadoras desse espaço, confirmou que a intervenção realizada visou "o alargamento e a reformulação completa" dessa estrutura – num investimento que foi suportado pela Direcção Regional de Educação do Norte e que beneficiou ainda do plano actual da Rede de Bibliotecas Escolares "que comparticipou a aquisição de diverso material didáctico, livros e outros equipamentos". Concluída a remodelação, os responsáveis pela coordenação da Biblioteca da Escola Secundária Rocha Peixoto pretendem reforçar e dinamizar o espaço, estando a incrementar um conjunto de actividades que "atraiam os alunos".
Nesse contexto ganha também especial destaque a informatização de todo o espaço e a disponibilização de oito computadores – seis dos quais com acesso à Internet –, complementados com outros equipamentos de apoio como impressoras, scanners, CD’s e DVD’s. O acervo actual desse espaço é constituído por seis mil livros que, segundo Angelina Brandão, "contempla todas as novidades literárias", bem como "as obras obrigatórias" que são leccionadas no estabelecimento de ensino.
O incentivo à leitura e à cultura na comunidade escolar está também em destaque na ‘nova’ biblioteca que permite aos alunos a requisição de livros para o exterior até um prazo máximo de cinco dias. Na cerimónia solene do Dia da Escola, que antecedeu a inauguração da biblioteca, Albertino Cadilhe, presidente do Conselho Executivo, aproveitou a presença da representante da Direcção Regional de Educação do Norte para a necessidade de uma intervenção estrutural em todo o edifício da secundária Rocha Peixoto.
"Apesar das inúmeras promessas que nos têm feito, continuamos com as instalações que funcionavam nos anos sessenta, sem qualquer actualização ou obras de conservação", alertou aquele responsável.
Paralelamente, Albertino Cadilhe sublinhou também a importância de se combater devidamente o preconceito social relativo aos cursos de carácter profissional e tecnológico que são leccionados em algumas escolas secundárias, entre as quais a Rocha Peixoto.
"É notório que no nosso país continuam a faltar quadros intermédios e é nesse sentido que os estabelecimentos de ensino que privilegiam essas vertentes devem ser cada mais incentivados", disse, em nota final.
|